O que é o Festival Regional de Repentistas do DF?

 

Um evento competitivo onde repentistas violeiros do DF e Entorno selecionados em uma etapa eliminatória se apresentam ao público, concorrendo sob os critérios de Métrica, Rima, Oração Poética e Presença de Palco.

Os repentistas se apresentam em dupla, cantando os seguintes gêneros da Cantoria de Repente: sextilhas, mote de sete sílabas, mote 10 sílabas e gênero livre. Cada dupla tem 5 minutos para a abordagem de cada tema selecionado pela Comissão Julgadora. Os temas são sorteados no momento da apresentação.

Como atração especial, o festival contará com uma apresentação dos repentistas Antônio Lisboa e Rogério Meneses, dois gigantes consagrados do Repente Nordestino.

Os festivais de repentistas no DF se tornaram ao longo do tempo um marco de consolidação da cultura popular num território habitado por descendentes das mais diversas regiões do País e do mundo. O Projeto atenderá às aspirações de inúmeros ouvintes do Repente, que terão a oportunidade ímpar de presenciar os melhores repentistas do DF.

A Casa do Cantador

 

A Casa do Cantador é considerada o Palácio da Poesia do Repente e da Literatura de Cordel no Distrito Federal. Foi inaugurada em nove de novembro de 1986 e está localizada em Ceilândia – cidade que concentra um grande número de imigrantes da Região Nordeste.

O local, projetado por Oscar Niemeyer, tem um auditório em concha acústica e é palco de apresentações de grandes nomes da cultura nordestina. Conta com culinária nordestina e uma biblioteca batizada de Patativa do Assaré, na qual é possível encontrar um grande acervo de livretos de Literatura de Cordel e livros diversos sobre poesia e cultura nordestina.

QNN 32, área especial, Ceilândia Sul
Contatos: (61)3378-5067 / 3378-4891
Horário de Visitação: De segunda-feira a sexta-feira das 9h às 18h (nos dias de eventos noturnos, abre conforme horário da programação)

Share on Facebook